Pessoa Politicamente Exposta (PPE): são definidos como PPE os sujeitos com responsabilidade pública que desempenhem ou tenham desempenhado funções públicas de alto nível por eleição ou nomeação em qualquer país, desde o início do exercício do cargo público até o prazo que será indicado posteriormente. Estão incluídos nesta categoria: Chefes de Estado e de Governo; Ministros ou outros membros do Governo; Secretários de Estado ou subsecretários; parlamentares; magistrados dos tribunais superiores ou outros tribunais superiores cujas decisões não admitem recurso, salvo em circunstâncias excepcionais; membros equivalentes do Ministério Público; tribunais de alto nível dos membros das contas; membros de conselhos do banco central; embaixadores e gerentes de negócios; o alto pessoal militar das forças armadas; os membros dos órgãos de administração, administração ou fiscalização de empresas de capital aberto; diretores, vice-diretores e membros do conselho de administração ou função equivalente de uma organização internacional. Além disso, a definição é estendida aos altos funcionários e deputados nos níveis regional, provincial, federal ou equivalente, bem como aos municípios com mais de 50.000 habitantes. Da mesma forma, cargos de gerência sênior em sindicatos, empresas ou partidos políticos. Sob essa mesma definição, os parentes e amigos íntimos das pessoas com responsabilidade pública mencionadas acima estão incluídos.
O cônjuge ou a pessoa ligada de maneira estável por relação análoga de afetividade, bem como os pais e filhos, e os cônjuges ou pessoas ligadas aos filhos de forma estável por relação análoga de afeto será considerado como um membro da família. Para estes fins, qualquer pessoa que seja notória e detenha a propriedade ou controle de um instrumento ou entidade legal em conjunto com uma pessoa com responsabilidade pública, ou que tenha outros tipos de relações comerciais estreitas com a mesma, deve ser considerada próxima dele, ou que detenha a propriedade ou controle de um instrumento ou entidade legal que seja notoriamente constituído em benefício da pessoa com responsabilidade pública.
A consideração do PPE estende-se desde o início do exercício do cargo público até o curso dos dois anos seguintes a essa data. Em relação aos membros do conselho de administração, diretoria ou função equivalente das organizações internacionais, o prazo será de cinco anos. Quanto às posições dos chefes de Estado ou de Governo e ministros, a consideração do PPE será indefinida. Consequentemente, é estabelecido que um fornecedor cumpre com a condição PPE quando entre seus acionistas majoritários há pelo menos uma pessoa considerada como PPE de acordo com a definição acima.
Rua Marien Ngouabi nº 144, Apt 22 - Maianga